CH Consulting define estratégia de recursos humanos do Instituto de Minerais do Suriname
Consultora conquista projeto internacional
A consultora portuguesa, CH Business Consulting, volta a conquistar um concurso internacional na área dos recursos humanos, desta vez, no Suriname. O “Minerals Institute - HR Strategy”, faz parte do “Suriname Competitiveness and Sector Diversification project”, tendo como uma das finalidades suportar o investimento privado e a competitividade na indústria mineira. O projeto, que terá uma duração de 7 meses, é promovido pela República do Suriname e financiado pelo Banco Mundial.
“Neste âmbito, a CH vai providenciar serviços de consultoria para a criação do Mining Institute Suriname, incluindo a definição da estrutura organizacional, funções e responsabilidades, para além da elaboração de uma estratégia de desenvolvimento de recursos humanos,” refere Miguel Peixoto, Diretor Técnico do Projeto.
As agências de gestão do setor mineiro no Suriname são confrontadas com a falta de capacidade, infraestrutura e equipamentos necessários para cumprir o mandato em áreas como inspeção de minas e monitorização ambiental. A falta de recursos e a fraca capacidade das instituições para recrutar e reter bons quadros técnicos levam a uma elevada rotatividade de pessoal especializado, muitos dos quais acabam por trabalhar no setor privado. A importância estratégica desta indústria para a economia do Suriname e o potencial de recursos minerais, substancialmente subdesenvolvidos, exigem a criação de uma entidade de regulação e controlo eficiente, financeira e administrativamente autónoma.
“O Mining Institute Suriname será criado para preencher essa lacuna. Os objetivos são a promoção, coordenação, regulamentação, monitorização e fiscalização da indústria mineira visando uma ótima contribuição para o desenvolvimento sustentável do Suriname,” acrescenta Miguel Peixoto.
Este projeto contribui para a meta definida pela Consultora, inserida na estratégia de internacionalização de 2022, de conseguir que a exportação de conhecimento ultrapasse os 40% do volume de negócios. Nos últimos anos, a CH Business Consulting tem vindo a apostar na valorização do conhecimento português, numa lógica de rede agregadora, mobilizando diferentes centros de especialização nacionais.
Partilhar
Close