CH Consulting apoio o Banco Mundial na Nigéria
Reciclagem de plásticos na região de Lagos
A CH Business Consulting, acaba de assinar contrato, com o Banco Mundial, de serviços de consultoria para a Análise e Recomendações do Setor de Resíduos Sólidos e Plásticos na Região de Lagos, na Nigéria. O projeto vai ser desenvolvido em consórcio com as empresas Ecogestus (Portugal) e a Greenstad Projects Limited (Nigéria).
Com mais esta conquista internacional, a CH Consulting consolida a sua posição no continente africano, onde apresenta projetos de consultadoria em Etiópia, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Somália, Madagáscar, Seicheles e Nigéria.
“Trata-se de um projeto financiado pelo Banco Mundial como parte da estratégia adotada para a redução de plásticos nos oceanos e, simultaneamente, potenciar a criação de uma fileira ambiental alicerçada num mercado de reciclagem de plásticos na região,” afirma Carlos Adegas, Diretor Internacional da CH Consulting.
O Governo da Nigéria está comprometido com a gestão de resíduos sólidos e plásticos e é apoiado pela Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos, desde 2018, e pela Política Nacional de Gestão de Resíduos Plásticos, implementada em 2020. O trabalho consiste num diagnóstico sobre a gestão atual de resíduos sólidos e fornecimento de recomendações para apoiar a implementação de estratégias e compromissos de alta prioridade e de forte impacto no curto, médio e longo prazos.
Um dos grandes problemas da Nigéria, na atualidade, é a quantidade de resíduos plásticos que são produzidos nas principais cidades. Esta têm sido uma ameaça para as zonas circundantes das cidades, em particular sobre o solo e sobre a água, e contribuem para desastres de inundação e outros eventos de degradação ambiental que conduzem a sérios riscos para a saúde humana. Estima-se que a reciclagem da quantidade de resíduos plásticos produzidos na Nigéria, o país com mais população do continente, permitirá gerar uma quantidade significativa de eletricidade, para complementar as fontes tradicionais de produção de energia elétrica.
Nos últimos anos, a CH Business Consulting adotou uma estratégia de internacionalização assente na valorização do conhecimento português, numa lógica de rede agregadora, mobilizando diferentes centros de especialização. Uma estratégia que tem permitido conquistar importantes contratos internacionais e consolidar a sua posição junto das principais instituições multilaterais, como é o caso do Banco Mundial.
Para 2022, o objetivo é que as exportações de conhecimento ultrapassem os 35% do volume de negócios da consultora.
Partilhar
Close